sábado, 14 de março de 2009

Novos RadioFlash

sexta-feira, 13 de março de 2009

O dificil é lembrar de todas...mais vi umas dicas interessantes para se tirar uma boa foto

1. Nunca fotografe para se tornar um “astro do rock”
2. Divirta-se enquanto fotografa
3. Prepare-se bem para as suas fotos, entenda que a bateria não carregará enquanto você faz os preparativos para as fotos do amanhecer, é tarde de mais.
4. Tenha sempre uma roupa mais quente do que você realmente precisa.
5. Preste atenção aos seus pensamentos e emoções enquanto estiver fotografando
6. Defina metas que você pode alcançar
7. Escreva dicas sobre fotografia, porque ao escrever você também aprende.
8. Nunca saia para fotografar sem um tripé
9. Fique satisfeito com pequenas evoluções
10. Construa relacionamentos com potencial foto-amigos
11. Olhe o local que você fotografar primeiro com seu coração e depois com a câmera
12. Mantenha-se sempre calmo
13. Saiba que você costuma se superestimar
14. A perspectiva é um assassino
15. Dedique-se a fotografia, mas não subestime de mais
16. Faça parte de uma comunidade de fotografia
17. Mantenha sua câmera limpa
18. Nunca se compare a outras pessoas nem em situações melhores ou nem em piores
19. Encontre o seu próprio estilo de fotografia
20. Tente compor mais e utilizar menos o obturador
21. Tente aprender a aceitar a críticas sobre as suas imagens
22. Faça algo diferente para recuperar criatividade
23. Inspire-se no trabalho de outros fotógrafos
24. Critique honestamente, mas com respoeito
25. Peça opiniões da sua mulher (homem)
26. Não copie o estilo de outros fotógrafos
27. Seja ousado
28. Atenção para as regras de ouro
29. 10mm são show!
30. Tire retratos de você mesmo
31. Leia livros sobre fotografia
32. Para dar um impulso extra à fotografia de paisagens, tente integrar uma pessoa (talvez você mesmo)
33. Toda situação de foto é diferente do que você espera
34. Preste atenção às curvas em S e as linhas
35. Fotografe sempre em RAW
36. Mantenha sensor limpo, pois assim você economizará algum limpando suas imagens no Photoshop
37. Descubra as coisas que você acha que são bonitas
38. É preciso tempo para se tornar um bom fotógrafo
39. O melhor equipamento é o que você tem hoje
40. Você não pode tirar fotografias de tudo
41. Quebre as regras da fotografia consciente
42. Preste atenção à luz de forma diferente nas diferentes partes da cena
43. O olho move-se para o ponto de contraste
44. Nuvens aumentar a atmosfera de uma paisagem
45. Inicie um photoblog / Flickr
46. Aceite elogios e diga “obrigado”
47. “foto linda” não é um comentário muito útil para se fazer
48. “Incrivel!” Também não é útil. Tente especificar o que você gostou ou não na imagem
49. Você não é sua câmera
50. Faça uma pergunta no final dos seus comentário sobre uma foto para obter algum retorno e iniciar conversa com o fotógrafo
51. Faça uma revisão de seus arquivos regularmente, quanto mais você fotografar – mais diamantes você achará por lá
52. Sempre deixe claro onde está o “eyecatcher” (ponto focal) na sua imagem53. Nenhuma imagem é melhor que a outra
54. Todas as pessoas têm que começar aos poucos
55. A sua opinião sobre fotografia é importante! Tenha uma!
56. Deixe um comentário engraçado, mas com conteúdo.
57. Fale de suas experiências como os seus colegas de fotografia
58. Limite sua foto ao que é importante
59. Participe de concursos de fotografia
60. Pós processamento = Otimizando sua imagem para o melhor resultado
61. Fotografe com exposições diferentes tantas vezes quanto for possível.
62. Use photomatix o mínimo possível, HDR’s têm sempre um sabor sintético
63. Sempre lembre o que trouxe você para a fotografia
64. Nunca fotografe uma pessoa que não quer ser fotografada
65. Sempre ande ao redor, as vezes a melhor fotografia está dentro de você
66. O que importa é quem está atrás da câmera, não a câmera.
67. Os erros são permitidos! Quanto mais erros você comete, mais você aprende!
68. Se você tem uma idéia e imediatamente pensa: “isso não vai funcionar” – Faça de qualquer jeito. Na dúvida, fotografe sempre.
69. Entenda e olhe para o histograma enquanto fotografa. Ele fornece muitas informações importantes sobre a sua imagem.
70. Conheça a sua câmera, pois procurar o botão do menu a noite, definitivamente, é um tempo que você não quer perder.
71. Fotografe com a maior freqüência possível
72. Acredite em você mesmo
73. Não tenha medo de se sujar.
74. Preste atenção na qualidade das suas imagens
75. Suas fotografias são um mapa pessoal da sua psique
76. Sempre revalide as suas configurações de ISO. É terrível descobrir que elas estava errada apenas quando estiver vendo as fotos na tela do seu computador.
77. Agradeça por todos os comentários e observações feitas as suas fotos.
78. Nunca confie no seu LCD. Normalmente, ele é mais nítido e brilhante que a imagem original.
79. Tenha sempre espaço em disco suficiente, pois é muito barato e você precisará.
80. Aprenda a aproveitar momentos bonitos quando você não tem uma câmera.
81. Sempre chegue pelo menos meia hora antes do nascer ou do por do sol, compor com pressa é uma má escolha.
82. Tente ampliar os seu limites mentais e físicos. Tire algumas fotos extras quando você pensar “isso já é suficiente”.
83. Preste atenção às estruturas no céu e espere até que eles se encaixem nas estruturas em primeiro plano
84. Visite o mesmo lugar com a maior freqüência possível. A luz nunca mostra a mesma montanha.
85. Imprima as suas imagens em tamanho grande. Você vai amar isso!
86. Calibre seu monitor. Trabalhar com um monitor que não é exato é como estar com alguém que você não pode confiar. Isso sempre termina mal.
87. Não se pense sobre o que os outros possam dizer sobre suas imagens. Se você gosta delas, isso é o que vale.
88. Nunca censure você mesmo. Aprenda com seus erros e olhe para a frente e não para trás.
89. Lute contra a sua preguiça! Criatividade vem após a disciplina.
90. Pergunte a você mesmo: O que quer expressar em suas imagens?
91. Sempre pense fora da caixa, colete idéias de fotografias que você pode fazer e pergunte-se: porque não?
92. Procure por um mentor.
93. Fotografia nunca é perda de tempo
94. Cada comunidade tem as suas desvantagens. Não transpareça isso com uma resposta emocional
95. Sempre haverá pessoas que não estarão satisfeitas com o que você está fazendo.
96. Henri Cartier-Bresson tinha razão quando disse que “Suas primeiras 10000 fotografias são suas piores”.
97. Uma câmera melhor não garante imagens melhores.
98. Tenha sempre em mente imprimir as suas imagens quando você estiver no pro-processamento.
99. Fotografia é justa: você ganha publicidade com a qualidade das suas imagens. Ao menos que suas imagens sejam roubadas, não há uma forma de se enganar por muito tempo.
100. Escreva uma lista 100 coisas

em uma compacta 12 megapixels são suficientes???

Semana passada, durante a realização da PMA2009, Akira Watanabe, gerente de planejamento da área de DSLR da Olympus, fez uma declaração que repercutiu de maneiras diversas pelo mundo da fotografia. Em uma entrevista, ele disse que 12 megapixels são suficientes para abranger a maioria das necessidades dos clientes da empresa. Essa afirmação demonstra uma intenção da companhia em barrar o acréscimo de megapixels dos sensores da linha quatro terços e focar em outras características, como a qualidade de cor e melhor captação de luz em ISOs elevados. Em outra parte da entrevista, ele afirma que quem quiser algo acima de 20 megapixels deve migrar para uma DSLR full frame, pois os atuais sensores com menor tamanho não possuem qualidade de imagem para suportar essa definição.

Pode parecer uma declaração simples, mas ela caiu como uma bomba dentro do mercado fotográfico, tanto que a Olympus se declarou alguns dias depois dizendo que alguns pontos da entrevista tinham sido mal interpretados. Segundo novas informações divulgadas pela empresa, a linha quatro terços pode suportar sem problemas uma definição de 20 megapixels e deixou subentendido que a empresa tem planos para desenvolver uma full frame nos próximos anos. Mas, não podemos perder de vista a importância das declarações. É a primeira vez que um fabricante vem a público e afirma que mais megapixels significam pior qualidade de imagem, e que o consumidor não precisa de tudo isso para suas aplicações fotográficas. E digo que eu concordo com ele.

Vamos pensar um pouco no assunto. Você, feliz proprietário de uma DSLR que está lendo esse texto, pergunto qual foi o maior formato de impressão que fez em sua vida e quantos megapixels utilizou para isso? Faço essa pergunta para os donos de DSLR, pois sei que a maioria dos consumidores que usam compactas acabam utilizando a câmera para fotografia do dia a dia. As imagens ficam em sua maioria no Orkut ou no computador e, quando impressas, ficam no formato 10x15cm. Mesmo quem tem uma reflex acaba ficando, na maioria das vezes, na impressão 20x30cm, o que seria o básico de um book ou álbum de casamento. Para esse formato, 8 megapixels são suficientes. Com 12 megapixels podemos fazer algumas ampliações um pouco maiores e ainda manter qualidade. Com os 12 megapixels da Canon XSi (sei que estou devendo o review) já mandei fazer um quadro de 100x80cm e o resultado foi muito bom.

As reações a declaração de Akira Watanabe repercutiram de maneiras positivas e negativas pelo mundo todo em listas de discussões e fóruns de fotografia. Alguns usuários mais sensatos concordam com sua posição e estão felizes em estacionar nos 12 megapixels alegando que não possuem necessidades maiores do que essas. Outros já se sentiram enganados por terem apostado na marca e demonstraram a intenção de trocar de equipamento, ou seja, existem Trolls em qualquer lugar. Independente de toda a discussão, eu respeito uma empresa que aposta na qualidade acima da quantidade. Se ela vai resistir ao que determina o mercado, isso é outra história.

Cameras Toscas??

Sabe, odeio quando a grande mídia fala sobre fotografia, ou quadrinhos, ou Heavy Metal, ou Ficção Científica, ou seja, qualquer assunto muito específico onde se deva demonstrar muito conhecimento, pois existe uma legião de seguidores que vão crucificar sua opinião superficial sobre o tema. São raras as vezes que os grandes meios de comunicação contratam pessoas especializadas para falarem de assuntos específicos. A última intervenção da mídia que me causou urticária foi um texto publicado na Folha On Line com o título Jovens dispensam a fotografia digital e apelam para as máquinas toscas. Na matéria, ficamos sabendo da nova onda entre os jovens que é usar as antigas câmeras Lomo, de fabricação Russa, para a realização de fotos instantâneas.

A Lomografia (como ficou conhecido o movimento) é uma proposta que existe há muito tempo. Apresentar isso como uma “onda” é no mínimo falta de conhecimento e aderir ao termo de “câmeras toscas” é preconceito. Infelizmente, com o advento da fotografia digital, qualquer coisa que não usar chips, sensores e cartões de memória, é passível de piada, é viver no passado, é nadar contra a maré, ou seja, é ser tosco. Creio que seria chocante, para alguns jornalistas, saber que vários fotógrafos ainda usam filme fotográfico negativo, que usam Cromo ou até mesmo câmeras PinHole. Para alguns deve ser impensável que alguns fotógrafos ainda puxam o filme ou sejam adeptos da revelação cruzada. Para que todo esse trabalho se existem câmeras modernas que fazem tudo sozinhas e, se mesmo assim você errar, o Photoshop da conta do recado?

Assim como quase tudo na cultura, a Lomografia é um movimento. Não pode ser definido pela racionalidade e sim pela espontaneidade. Tudo começou com Austríacos que foram passar as férias na República Tcheca e se valeram de câmeras descartáveis compradas no local para fazer suas fotos. Ao revelar suas imagens encontraram inúmeros defeitos ocasionados pela baixa qualidade do equipamento (inerente a qualquer câmera descartável). Porém, a estética envolvida nesses defeitos é que criou o movimento. A câmera era uma LC-A da fábrica LOMO (Leningradskoye Optiko-Mechanichesckoye Obyedinenie). Hoje, a Lomografia existe para desafiar as regras e racionalizações da fotografia. Tive um professor, que depois de citar dezenas de regras de composição na fotografia, disse que a regra mais importante é que não existem regras. Vejo muito dessa contestação no movimento Lomográfico. Independente da câmera que você possuí, existem algumas “regrinhas” para produzir uma verdadeira imagem lomográfica:

1. Leve sua câmera aonde você for
2. Use-a a qualquer hora - dia ou noite
3. A lomografia não é uma interferência na sua vida, e sim parte dela
4. Não olhe pelo visor
5. Aproxime-se o máximo possível dos seus objetos de desejo lomográfico
6. Não pense
7. Seja rápido
8. Você não precisa saber antes o que capturou no filme
9. …nem depois
10. Não se preocupe com nenhuma regra

A Lomografia é um movimento mundial, muito forte na Itália e Espanha, não apenas uma onda de jovens brasileiros. Tudo é baseado em questionar e desafiar a estética fotográfica. Aliás, esse é o papel de todo movimento cultural relevante.

GPS em suas fotos...

Geotagging é um conceito excelente: Associar coordenadas geográficas a uma foto. Isso permite que você tenha acesso a visualização de mapas de suas viagens, ou mesmo que um amigo saiba exatamente uma imagem foi tirada.

Infelizmente câmeras fotográficas com GPS ainda são raras, e há outro problema: O consumo de bateria é elevado. Deixar o GPS ligado o tempo todo é inviável, e o tempo até a localização inicial das coordenadas inviabiliza fotos mais dinâmicas.

A solução apresentada pela Sony no GPS-CS3K é excelente: O dispositivo é um GPS, com uma boa bateria, que guarda continuamente informações de posição e tempo. Assim ele sabe exatamente onde estava em qualquer momento do tempo/espaço.


Dentro ele tem um slot para cartões SD ou Memory Stick. Coloque um cartão ali. O software irá varrer as imagens e editar as informações EXIF de cada uma, associando à data/hora que a imagem foi tirada a localização geográfica do GPS naquele momento.

Pensando em ganhar dinheiro vendendo sua foto....leia esta noticia

Existem algumas formas bem fáceis de ganhar dinheiro com fotografia pela internet. A mais conhecida, porém com baixa remuneração na maioria dos casos, é deixar suas fotos em um banco de imagens. Elas ficam expostas a disposição de clientes que precisem de imagens específicas, seja para uso em folders, campanhas publicitárias ou projetos pessoais. As fotos são vendidas e uma porcentagem fica com o banco de imagem e o restante é repassado para o fotógrafo. Existem sites que vendem fotos a um preço muito baixo e outros, que geralmente são empresas especializadas em fotos temáticas como do Pantanal, por exemplo, conseguem um preço melhor pelo produto que oferecem.
Agora é a vez do flickr entrar nesse mercado. Através de uma parceria com a empresa Getty Images, o flickr vai convidar os seus usuários a colocarem suas fotos a disposição para os clientes coorporativos. A Getty Images é uma empresa tradicional no ramo de negociações de arquivos digitais, como fotos, filmagens e arquivos multimídia. A empresa possuí clientes em vários países e até um site em português. Essa parceria se mostra proveitosa para a Getty Images, pois formar um portfólio de respeito com fotografias de boa qualidade a um preço baixo é muito complicado. E o flickr pode oferecer isso. Com 35 milhões de membros cadastrados e mais de 3 bilhões de fotos armazenadas, o serviço é perfeito para esse tipo de empreendimento.
As fotos escolhidas para o pontapé inicial do serviço podem ser vistas no site oficial da parceria www.gettyimages.com/flickr. Lá também é possível se cadastrar e tentar a sorte, pois as fotos que aparecem para comercialização passam por uma avaliação dos profissionais da Getty Images.

Fonte: Photography Blog

quarta-feira, 11 de março de 2009

Direito autoral em fotográfia!

A lei vigente sobre direitos autorais (Lei nº 9.610, de 18 de fevereiro de 1998) inclui no rol das obras intelectuais por ela protegidas as obras fotográficas e as produzidas por qualquer processo análogo ao da fotografa (art. 7º, VIII). Inova, assim, com relação à lei anterior (Lei nº 5.988, de 14 de dezembro de 1973) que incluía uma ressalva para as obras fotográficas serem consideradas criação artística, qual seja, a obra dependia da escolha de seu objeto e das condições de sua execução para merecer esta qualificação (art.6º, VII}. Isso sempre da muito o que falar...ainda mais com internet onde todo mundo se acha no direito de usar imagens alheias sem qualquer pudor...e ainda usam para fins comerciais .