sexta-feira, 13 de março de 2009

em uma compacta 12 megapixels são suficientes???

Semana passada, durante a realização da PMA2009, Akira Watanabe, gerente de planejamento da área de DSLR da Olympus, fez uma declaração que repercutiu de maneiras diversas pelo mundo da fotografia. Em uma entrevista, ele disse que 12 megapixels são suficientes para abranger a maioria das necessidades dos clientes da empresa. Essa afirmação demonstra uma intenção da companhia em barrar o acréscimo de megapixels dos sensores da linha quatro terços e focar em outras características, como a qualidade de cor e melhor captação de luz em ISOs elevados. Em outra parte da entrevista, ele afirma que quem quiser algo acima de 20 megapixels deve migrar para uma DSLR full frame, pois os atuais sensores com menor tamanho não possuem qualidade de imagem para suportar essa definição.

Pode parecer uma declaração simples, mas ela caiu como uma bomba dentro do mercado fotográfico, tanto que a Olympus se declarou alguns dias depois dizendo que alguns pontos da entrevista tinham sido mal interpretados. Segundo novas informações divulgadas pela empresa, a linha quatro terços pode suportar sem problemas uma definição de 20 megapixels e deixou subentendido que a empresa tem planos para desenvolver uma full frame nos próximos anos. Mas, não podemos perder de vista a importância das declarações. É a primeira vez que um fabricante vem a público e afirma que mais megapixels significam pior qualidade de imagem, e que o consumidor não precisa de tudo isso para suas aplicações fotográficas. E digo que eu concordo com ele.

Vamos pensar um pouco no assunto. Você, feliz proprietário de uma DSLR que está lendo esse texto, pergunto qual foi o maior formato de impressão que fez em sua vida e quantos megapixels utilizou para isso? Faço essa pergunta para os donos de DSLR, pois sei que a maioria dos consumidores que usam compactas acabam utilizando a câmera para fotografia do dia a dia. As imagens ficam em sua maioria no Orkut ou no computador e, quando impressas, ficam no formato 10x15cm. Mesmo quem tem uma reflex acaba ficando, na maioria das vezes, na impressão 20x30cm, o que seria o básico de um book ou álbum de casamento. Para esse formato, 8 megapixels são suficientes. Com 12 megapixels podemos fazer algumas ampliações um pouco maiores e ainda manter qualidade. Com os 12 megapixels da Canon XSi (sei que estou devendo o review) já mandei fazer um quadro de 100x80cm e o resultado foi muito bom.

As reações a declaração de Akira Watanabe repercutiram de maneiras positivas e negativas pelo mundo todo em listas de discussões e fóruns de fotografia. Alguns usuários mais sensatos concordam com sua posição e estão felizes em estacionar nos 12 megapixels alegando que não possuem necessidades maiores do que essas. Outros já se sentiram enganados por terem apostado na marca e demonstraram a intenção de trocar de equipamento, ou seja, existem Trolls em qualquer lugar. Independente de toda a discussão, eu respeito uma empresa que aposta na qualidade acima da quantidade. Se ela vai resistir ao que determina o mercado, isso é outra história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário